Da rua ao Oscar: Indicado por curta documental sobre pessoas sem-teto, brasileiro Pedro Kos vai levar retratados a festa

Para mim esse é o grande prêmio, diz codiretor de Onde eu moro, na qual também fala sobre como foi o desenvolvimento do filme e a campanha para a premiação.


No documentário em curta-metragem Onde eu moro, Ronnie Futuristic Astaire Willis aparece dançando nas ruas de Hollywood, em frente ao Teatro Dolby, local que sediará o Oscar 2022. Neste domingo (27), o antigo morador de rua vai estar na própria festa ao lado de outros dois retratados no filme indicado, como convidados dos diretores e da equipe.

Para mim esse é o grande prêmio. Das ruas para o Oscar, diz ao g1 o carioca Pedro Kos, um dos codiretores do projeto, que pode dar ao Brasil sua primeira estatueta.

Apesar de ter participado de uma campanha para promover o documentário e aumentar suas chances de ganhar na categoria de melhor documentário em curta-metragem, o carioca de 44 anos mantém as expectativas sob controle.

Eu realmente não estou esperando ganhar, mas a grande vitória é a indicação e poder ter esse diálogo. E também poder trazer três pessoas que retratamos no filme para a cerimônia.

 

Nas últimas semanas, ele vinha participando de eventos, em sua maioria virtuais, com a exibição do curta e painéis a respeito.

Mais do que ganhar votos, a intenção era também discutir o tema de Onde eu moro, que ao longo de seus 40 minutos retrata as vidas de pessoas sem-teto em cidades da costa Oeste dos Estados Unidos.

O importante não era falar só do filme, mas falar também das pessoas em condição de rua e dessa crise humanitária que estamos vivendo. Mudar um pouco o foco do diálogo. Isso é muito importante para gente.

No domingo, Onde eu moro concorre com Audible, The queen of basketball, Três canções para Benazir e When we were bullies

O anúncio, no entanto, não acontecerá durante a transmissão. Em 2022, a categoria é uma entre as oito que acontecerão antes da festa oficial.

Globoplay vai transmitir o Oscar 2022 com Maria Beltrão, da GloboNews; Marcelo Adnet; Fábio Porchat, do GNT; e Dira Paes.

Do Rio a Los Angeles

 

Nascido no Rio de Janeiro, Kos se mudou para os Estados Unidos ainda na adolescência. Depois de um período em Miami, fez faculdade de teatro na Universidade de Yale, atraído pela possibilidade de contar histórias.

 

O programa de teatro em Yale é muito bom, mas sempre soube que eu queria fazer cinema, para o desespero dos meus pais. Coitados (risos).

 

Desde que eu era pequeno, por causa da minha avó, eu me apaixonei por histórias. Sempre quis contar histórias que dizem muito sobre cada um de nós, como indivíduos e como sociedade.

Ao fim da faculdade, onde escreveu e dirigiu um filme de ficção e aprendeu a editar, passou a trabalhar em alguns projetos como assistente.

Seu primeiro trabalho foi no filme Frida (2002), sobre a vida da pintora mexicana. Mas as funções ainda não eram nada glamurosas. Fazia café, tirava fotocópias e até lavava janelas dos sets.

Depois de se mudar para Los Angeles, onde mora atualmente, passou a editar coisas menores, como trailers, o que permitiu que criasse alguns contatos na indústria.

Em 2009, uma dessas conhecidas procurava um montador que falasse português. O projeto era Lixo extraordinário (2010), que acompanhava o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável.

reciclável.

Ele foi um grande divisor de águas na minha vida. Abriu a porta para milhares de outras oportunidades. Logo depois, eu conheci o Jon Shenk e a Bonni Cohen, que são meus parceiros no Onde eu moro. Naquela época, eles me contrataram para montar um filme sobre o presidente das Maldivas (The Island President), e a gente continuou colaborando.

A ideia para o curta surgiu em 2017, em uma conversa com Bonni, uma das produtoras do filme, sobre o aumento da população de rua em cidades como Los Angeles e São Francisco.

O início das gravações aconteceu no mesmo ano e só foi terminar durante a pandemia. Foram quatro anos no total acompanhando personagens das ruas dessas e de outras cidades próximas.

No meio tempo, atraíram a atenção da Netflix, que decidiu apoiar o projeto.

 

A gente ficou muito inspirado pelos moradores de rua incríveis que conhecemos ao longo da filmagem. Para a gente foi uma coisa que veio muito das nossas experiências nesse tempo, diz Kos.

 

Quando se mudou para os EUA, o cineasta chegou até a estranhar a ausência daquele grande contraste entre ricos e pobres existente no Brasil. Mas, nos últimos dez anos, as realidades dos dois países foi se aproximando.

É uma coisa que me fez pensar muito e me deu a vontade de investigar e perguntar por que isso está acontecendo. Eu acho que há um arco-íris de razões que explicam as pessoas não terem recursos para a moradia. Desde uma coisa médica a uma violência doméstica. É uma violência estrutural, que está empurrando pessoas e comunidades mais vulneráveis sem apoio para as margens, diz ele.

No Brasil é algo que eu convivi a minha vida inteira, que teve uma melhora nos anos 2000, mas que voltou a piorar. A minha preocupação é que isso resulte na desumanização. A gente queria no filme trazer o olhar humano, e situar aquela humanidade numa realidade quase distópica. De repente a gente se vê quase vivendo num filme de ficção científica, mas é a realidade.

Fonte: G1

Comentários