Usar o sutiã errado pode aumentar o risco de lesão no joelho, sugere estudo
Usar o sutiã errado pode aumentar o risco de lesão no joelho, sugere estudo
Sutiãs e joelhos. Você pode pensar que eles não têm muito a ver um com o outro.
Mas acontece que usar o sutiã certo pode, na verdade, reduzir o risco de uma mulher sofrer uma operação grave no joelho.
As mulheres são muito mais propensas a romper o ligamento cruzado anterior (LCA) do que os homens e os resultados podem ser catastróficos.
O LCA, que passa diagonalmente pelo meio do joelho e ajuda a estabilizar a articulação, pode levar nove a 12 meses para a recuperação da cirurgia de residência.
Para descobrir por que o risco é tão maior para as mulheres, os pesquisadores analisaram fatores biológicos e rotinas de treinamento. Mas até recentemente ninguém havia considerado o papel do sutiã.
Uma equipe internacional de especialistas em biomecânica e medicina esportiva decidiu assumir uma tarefa e estudou 35 atletas recreativos.
Eles descobriram que quando as mulheres usavam sutiãs de alto suporte ao tarefas de salto e aterrissagem realizadas, muitos dos fatores de risco comuns associados às lesões do LCA diminuíam.
Os ângulos de flexão do joelho foram menores, o que significa que o joelho não precisou dobrar tanto na aterrissagem, e também ocorreu uma redução no valgo dinâmico do joelho, que é quando o joelho se move para dentro a partir do pé.
As mulheres tendem a ter joelhos mais caídos para dentro (aumento do valgo dinâmico do joelho) durante atividades de aterrissagem. Esta foto é de uma pesquisa sobre lesões do LCA entre jogadores de basquete. (Fornecido: Revista de Medicina Clínica )
O pesquisador principal Douglas Powell, diretor do Centro de Pesquisa em Biomecânica da Mama da Universidade de Memphis, achou os resultados surpreendentes.
“Nós meio que entramos nisso esperando que não houvesse diferenças como resultado do apoio aos seios, mas as diferenças nos chocaram um pouco”, diz ele.
“Estamos falando de um nível significativo de [estresse] na ACV”.
O estudo descobriu que as mulheres tendem a usar uma estratégia de aterrissagem com dominância do tornozelo quando estavam com os seios nus ou com suporte mínimo para os seios. Mas esta estratégia pode levar a lesões nos joelhos porque coloca mais pressão sobre os músculos menores.
Mas quando ganharam reforço de apoio, as mulheres ganharam uma estratégia mais dominante no quadril, o que coloca menos estresse no LCA.
Powell diz que a mudança para aterrissagens dominantes no quadril ocorre quando o apoio ao peito é aumentado à medida que o tronco se move menos e, por sua vez, a pélvis é mais fácil de controlar.
“Portanto, vemos mudanças nos padrões de movimento do tronco, da pelve e das extremidades inferiores, uma vez que tudo está conectado”, diz ele.
“Esta [descoberta] é útil porque pensamos ensinar às mulheres a usar uma estratégia mais baseada no quadril”.
Marcadores retrorreflexivos foram colocados na extremidade inferior e no tronco da mulher para rastrear o movimento durante o estudo. (Fornecido: Universidade de Memphis)
O estudo, publicado no Journal of Applied Biometrics , incluiu mulheres com tamanhos de copo variando de B a D e os resultados sugerem que quanto maior o tamanho do copo, maior o risco de lesão traumática no joelho.
“Mas, ao dizer isso, há tantas diferenças nos padrões de movimento de pessoa para pessoa que não acho que podemos dizer com certeza que o tamanho dos seios impulsiona [o risco de lesões]... é um fator contribuinte”, diz o Dr. .
Nichola Renwick, pesquisadora sênior em biomecânica mamária na Universidade de Portsmouth, diz que o estudo “arranha a superfície” de uma área que precisa de mais investigação.
"Acho que ainda requer muito mais conhecimento... há muitas considerações diferentes a serem levadas em conta, especialmente em relação ao impacto [nos joelhos] de diferentes atividades e tamanhos de copa."
Renwick diz que o ângulo de prevenção de lesões da LCA nesta pesquisa poderia encorajar mais mulheres a se informarem sobre a saúde das mães.
"Coisas como clubes de corrida estão se tornando cada vez mais populares, mas as pessoas ainda não sabem que tipo de equipamento usar."
O sutiã certo pode mudar a forma como você respira
Os seios se movem para cima e para baixo e de um lado para o outro durante o exercício. Durante uma corrida de uma hora, eles saltaram em um padrão de oito cerca de 10.000 vezes.
Um reforço de alto suporte (à esquerda) em comparação a um reforço que permite muitos movimentos (à direita) ( GIPHY )
Como os seios se movem em um movimento vertical que está fora de sintonia com o resto do tronco, eles podem atingir o peito com força se o sutiã não oferecer suporte suficiente.
Os seios dependem muito da pele para se sustentarem, portanto, não usar o sutiã certo pode esticar as fibras de colágeno da pele, causando estrias e ptose mamária, ou flacidez.
“Ainda estamos investigando, mas acreditamos que o estiramento e a ruptura das fibras de colágeno é o que causa o dor mamário causado pelo exercício”, disse o Dr.
Como ajustar um sutiã esportivo
Todos os sutiãs são meio desconfortáveis, certo? Não necessariamente. Há uma boa chance de você estar usando o estilo ou tamanho errado.
Deirdre McGhee, uma importante pesquisadora australiana sobre saúde da mãe e autora do estudo recente sobre lesões do LCA, diz que usar um sutiã esportivo inadequado equivale a um homem não usar cuecas que sustentam o escroto durante o exercício.
"É óbvio, você deveria usar um suporte de peito de alto nível. Por que diabos não estamos fazendo isso?"
Uma pesquisa mostra que o sutiã certo pode:
- Reduza o consumo de oxigênio durante a corrida, o que, por sua vez, melhora a economia de corrida (a distância que você percorre por litro de oxigênio consumido)
- Diminuir a força de fato do solo, ou seja, a força com que seus membros atingem o solo quando você anda, corre, pula
- Neutralize a má postura causada pelos seios puxando o tronco para frente (o que pode causar fadiga nas mulheres mais cedo durante o exercício)
- Permitir que uma mulher dê passos mais longos ao correr
- Torná-lo menos distraído e mais motivado para se exercitar
Sofrimento silencioso
A ideia de que os sutiãs são simplesmente uma roupa íntima irritante é algo que os pesquisadores da saúde das mães estão tentando mudar.
“É um kit que você usa para ajudá-lo a melhorar seu desempenho”, diz o Dr. Renwick.
Uma Dra. McGhee frequentemente trabalha com atividades de elite para ajudá-los a entender o suporte adequado aos seios, mas ela também está tentando fazer progressos em nível recreativo.
Embora os jogadores comunitários de rugby muitas vezes sofram lesões nos seios, há uma versão em relação à equipe médica ou técnica .
Para resolver isso, a Dra. McGhee e a estudante de doutorado Robyn Tyler estão executando um programa com a Queensland Rugby League, onde uma mulher de confiança associada a uma equipe é treinada para ser líder na educação mamária.
“Eles então vão treinar os atletas de sua equipe, que depois treinaram seus amigos, mães, amigos... estamos tentando fazer com que isso se espalhe pela comunidade”.
Deirdre McGhee diz que deseja ajudar todas as mulheres com suporte aos seios, não apenas atletas de elite. (ABC Illawarra: Justin Huntsdale)
Entretanto, cientistas da unidade especializada em saúde mamária da Universidade de Portsmouth têm trabalho com o exército e a polícia britânica para ver como certas verificações afectam as suas tarefas diárias.
As recrutas do exército disseram aos pesquisadores que seu desempenho no trabalho foi afetado pelas características dos seios causados pelo exercício e, quando receberam reforço profissional, 80% observaram uma mudança no tamanho do reforço relatado pelas próprias mulheres .
No entanto, muitos perderam que os sutiãs esportivos ajustados profissionalmente eram muito apertados no torso.
Os pesquisadores dizem que isso ocorre porque muitas mulheres simplesmente não estão acostumadas a usar um sutiã que caiba bem.
ABC Health no seu feed do Instagram
Siga @abchealth no Instagram, onde estamos acabando com mitos e compartilhando conselhos de saúde práticos e inteligentes.
Muitos cometem o erro de sempre comprar sutiãs do mesmo tamanho durante toda a vida, mesmo que coisas como o parto e o envelhecimento mudem a quantidade de suporte necessária.
Por esse motivo, a Dra. McGhee e a professora Julie Steele realizaram o Sports Bra Tool on-line em conjunto com o Australian Institute of Sport para que as mulheres possam aprender que tipo de sutiã é melhor para seu tamanho, idade e níveis de atividade.
O sutiã certo geralmente está disponível em lojas de departamentos com descontos, diz o Dr.
Os pesquisadores de seios da Universidade de Portsmouth estão agora analisando o design de sutiãs esportivos da próxima geração, que será baseado em evidências científicas.
“Agora que sabemos como o movimento dos seios afeta o resto do corpo, podemos implementar isso em designs potenciais e talvez ter sutiãs específicos para atividades no futuro”, disse o Dr.
“Sinto que as oportunidades são infinitas.”
Fonte: https://www.abc.net.au/