Fiat Uno se despede das concessionárias e futuro na fábrica é incerto
Na mesma geração há 11 anos, hatch desaparece das lojas sem prazo para retorno, mas deixa um consolidado sucessor no mercado
Não é novidade que o veterano e quase "quarentão" Fiat Uno caminha para seus últimos dias no mercado. Mas a despedida pode acontecer ainda mais cedo que o esperado. Isso porque o compacto sumiu das concessionárias e não há prazo para um novo lote chegar aos estoques.
Queda nas vendas, falta de equipamentos de segurança, motor antigo e um substituto que já é líder de vendas – o Mobi – devem fazer com que as últimas unidades do Uno sejam vendidas, no mais tardar, até o final deste ano. Segundo as concessionárias consultadas, há poucas unidades do compacto disponíveis.
Alguns vendedores afirmam que não devem receber um novo lote do veículo, graças à sua iminente aposentadoria. Outros informam que os novos lotes serão disponibilizados apenas para frotistas.
A montadora, por sua vez, nega que tenha encerrado a fabricação do compacto e afirma que "a produção atual do line-up da marca continua normalizada"
Aposentadoria anunciada?
Ainda que declare que não houve alterações na linha de produção, algumas mudanças na gama da Fiat indicam que a trajetória de 37 anos do Uno está chegando ao fim. Neste ano, o modelo 2022 passou a ser vendido na versão única Attractive. Ou seja, a montadora encerrou a comercialização das variantes Drive e Way. Restou aos compradores a opção equipada com o motor menos potente da linha – o quatro cilindros 1.0 8V Firefly de 75 cv, por R$ 63.490.
Em comparação aos seus "irmãos" compactos, o Argo parte de R$ 66.890. Já o Mobi tem preços que variam entre R$ 47.990 e R$ 59.990.
Fonte: Auto Esporte/Globo